CURSO EM QLIK SENSE REALIZADO NO TCE


Está sendo realizado no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) o curso de Qlik Sense Developer, nos dias 13 e 14 de março. O treinamento tem como objetivo tornar mais eficiente e otimizar o processo de criação de novos indicadores. A nova ferramenta possibilita integrar todos os bancos de dados do TCE-GO em um único local.

O instrutor e consultor Adriano Mundim explica que o sistema busca integrar os dados, reunindo informações de negócios e transformar essas informações em novos indicadores. “É como se fossem fórmulas de Excel”, esclarece.

“Por exemplo, alguém quer criar um indicador que tenha informações de duas áreas distintas, com o sistema separado, você não consegue fazer essas informações se comunicarem, mas com a ferramenta você consegue agregar esses dados em um lugar só”, explica Mundim. O sistema faz parte das ferramentas de business intelligence, que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações.

O Qlik Sense permite que as pessoas obtenham os dados que precisam de maneira confiável e em um formato intuitivo e de alta disponibilidade, ou seja, o sistema é como se fosse uma evolução do business intelligence, pontua o instrutor.

O curso tem duração de 16 horas de aula. Esta primeira etapa do treinamento está voltada para Negócios e a Gerência em Tecnologia e Informação (TI), com foco no desenvolvimento das aplicações e carregamento de dados de cada área.