TI APRESENTA NOVAS SOLUÇÕES PARA ANÁLISE DE DADOS NO TCE-GO


Hoje pela manhã (21/fev), integrantes do Serviço de Tecnologia da Informação e da Gerência de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Goiás se reuniram para discutir novas soluções e possibilidades para a análise de dados. Na oportunidade, a equipe de TI do TCE-GO apresentou os recentes aprimoramentos do Contex, ferramenta desenvolvida para receber e analisar dados enviados por meio de formulários encaminhados por órgãos jurisdicionados.

Marcelo Augusto Xavier, gerente de TI do Tribunal, destacou as novidades da ferramenta. “No final do ano passado, a gente passou a receber de maneira eletrônica os relatórios das fiscalizações feitas pela Controladoria Geral do Estado. Antigamente o procedimento era feito em papel”. Ele também afirma que, em breve, outros órgãos do Estado também farão o encaminhamento por via eletrônica.

No encontro, o setor de TI demonstrou que as informações recolhidas pela ferramenta estão disponibilizadas em um painel de controle que pode ser acessado de forma rápida e intuitiva. Por meio desta plataforma, é possível ter acesso fácil aos resultados de fiscalizações realizadas pela CGE, conferindo maior eficiência para a atuação dos agentes de controle externo do TCE-GO.

Além dos relatórios de fiscalizações da CGE, o Contex também contabiliza em seu banco de dados mais de 13 mil processos de licitação, além de mais de 150 milhões de registros contábeis. Para dar conta do grande volume de dados, a plataforma transforma informações em gráficos e também dispõe de uma ferramenta de buscas para facilitar a procura por temas.