Normativa aprova Plano Diretor de TI no TCE-GO


O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), triênio 2016-2018, do TCE-GO foi aprovado em plenário, pela Resolução Normativa n° 2/2016. Ele estabelece diretrizes para o planejamento e organização da TI, destacando a importância de seu papel e valor estratégico, a promoção do alinhamento de suas ações com as diretrizes e o planejamento estratégico do TCE-GO e otimização do retorno dos investimentos na área.

O documento elaborado define missão, visão e valores para a área de TI, e apresenta planos de metas, de capacitação, de investimento e custeio para o período. Dentre as necessidades a serem atacadas nos próximos três anos, o Plano prevê pelo menos 60 soluções tecnológicas para todas as unidades que vão desde o atendimento à Nova Contabilidade no Setor Público, fiscalização de licitações e contratos, contratação de serviço para manutenção de software, até propor nova infraestrutura de TI e administração de banco de dados.

E ainda, modernização do sistema de Plenário, gerenciamento de informações sobre gestores com contas julgadas irregulares, aprimoramento do acompanhamento de decisões, sistematização e consolidação de normas e jurisprudência, manutenção, ampliação e melhoria da infraestrutura de TI e da rede de comunicação, implantação de Comitê Estratégico de TI, conclusão da implantação de processo eletrônico, novo sistema para atender ao artigo 30 da CE, inserção do TCE-GO em redes sociais, divulgação na internet de ações e atividades de controle externo, prover canal de comunicação para que os servidores e cidadãos informem suspeitas de irregularidades e implantação de sistema de pesquisa no Diário Oficial.

O PDTI foi elaborado depois de fazer uma pesquisa eletrônica junto aos usuários dos serviços de tecnologia do TCE. Também foram realizadas entrevistas com todos os setores para que pudessem apresentar suas demandas, as quais balizaram os critérios de prioridade a partir da importância estratégica, a abrangência dos resultados pretendidos, o tempo e custo estimados.

Confira a Exposição de Motivos, Minuta de Resolução e o Anexo, contendo o PDTI.